PREFEITURA CONSTROI LIXEIRAS NA ZONA RURAL

Em 06/04/2021 - PREFEITURA CONSTROI LIXEIRAS NA ZONA RURAL

A prefeitura está construindo lixeiras comunitárias na área rural do município. De acordo com a Diretora do Meio Ambiente, Camilla Oliveira, elas serão feitas gradativamente, totalizando, ao longo do ano, 40 lixeiras instaladas na área rural.

“O objetivo é melhorar a captação do material, para evitar que o lixo se espalhe pelo chão, poluindo o meio ambiente” explica a engenheira sanitarista Camila Oliveira, que pesquisou a melhor e mais econômica opção para o projeto das novas lixeiras.

Para o prefeito, Paulinho Magalhães, que é produtor rural e conhecedor do problema “muitas vezes as áreas rurais viram depósitos irregulares de lixo. Com a colocação das lixeiras coletivas em locais determinados, vamos ter uma rota regular para a coleta”.

Esse projeto também contou com a colaboração dos vereadores Carlão Miranda e Rael do Patrimônio, que estão conseguindo a madeira e a mão de obra junto aos moradores. “Está sendo um trabalho importante para a limpeza e também para a proteção dos gados, que ingerem os sacos plásticos, um perigo real para os animais. Queremos agradecer aos produtores que tem nos ajudado a construir as lixeiras” conta o vereador Carlão.

O Diretor de Limpeza Pública, Antônio Salomão, diz que “sem pontos definidos para a coleta, o caminhão tem que realizar a limpeza em vários locais, o que traz irregularidade e atraso na ação de retirada do lixo. A medida que forem construindo as lixeiras em pontos fixos, o caminhão de coleta rural vai ter uma rota para coletar o que foi depositado”.

Em uma reunião com os vereadores Gilmar Labanca e Afrânio Verdureiro, eles se disponibilizaram na busca de parcerias para agilizar os pontos de coleta. Com mais de dois mil quilômetros de estradas rurais, determinar o ponto correto de instalação da lixeira é importante, para que a escolha possa beneficiar e facilitar a vida dos moradores. O intuito também é a conscientização dos usuários, para que respeitem os limites das lixeiras, evitando assim que os resíduos se espalhem pela rodovia, estradas vicinais e lavouras.

Para o produtor rural da Barra Bonita, José Donizetti Otávio: “o serviço é importante pois traz mais higiene e limpeza para a área rural”. Já o Sr. Caetano Zandomenighi: “ter uma lixeira é muito bom, pois sempre estou recolhendo o lixo que as pessoas jogam no meio do cafezal, no pasto e até na mina d’água”, disse o morador do Morro Preto.

As novas lixeiras são estruturadas para comportar o lixo da população rural das regiões onde são construídas. Os bairros do Bom Retiro e Morro Preto foram os primeiros beneficiados. A diretora pede a colaboração de todos para a manutenção das lixeiras e da limpeza: “Separar o material reciclável também é muito importante”, comentou.