A Casa da Cultura de Muzambinho recebeu a II Conferência de Cultura, realizada em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. O evento abordou a importância de cumprir regulamentações e exigências para garantir o recebimento e o uso eficiente dos recursos destinados à cultura. Destacou-se que o sucesso depende do esforço conjunto entre o poder público e a sociedade.
Entre os temas, foi apresentada a Lei Aldir Blanc II (Lei nº 14.903/2024), que visa simplificar e descentralizar o acesso aos recursos culturais, com modelos que se adaptam às necessidades locais. Foi abordado o Edital da Lei Aldir Blanc II, fundamentado na opinião de 51 agentes culturais do município que participaram da Oitiva pública, trazendo demandas como incentivo a produção cultural local e investimento em infraestrutura cultural, como o Teatro Municipal.
O evento ainda anunciou o valor de R$180.584,82, repassado ao município, destinado a fortalecer a cultura local, a economia criativa e o turismo. A distribuição dos recursos foi organizada em categorias estratégicas:
- 80% para editais, chamadas públicas e premiações e 20% para ações de democratização cultural em áreas periféricas.
- Outra parte do orçamento foi alocado para a reforma e compra de equipamentos para o Teatro Municipal, visando adequação de som e iluminação para melhor estruturação das atividades culturais.
Outro destaque foi o debate sobre o *Plano Municipal de Cultura*, que traça diretrizes para a próxima década e busca aumentar o orçamento para ações culturais e regulamentar o Fundo Municipal da Cultura.
A conferência fortalece o compromisso do município com a cultura local e convida a sociedade a participar ativamente.